Como a tecnologia contribui na realização de perícias?

By 10 de outubro de 2017Não categorizado

O uso da tecnologia vem realizando uma transformação no mercado de perícias. Novas tecnologias estão sendo integradas no processo investigativo, a fim de aumentar a eficácia do trabalho pericial.

Para produzir evidências de perícias, a observação e coleta de dados, são requisitos básicos, entretanto, em muitos casos, a investigação pode ser prejudicada devido à inviabilização, por exemplo, de acesso a um local que colocaria em risco a integridade física do perito. Com isso, a utilização de novas tecnologias, permite uma investigação mais objetiva e melhor detalhada.

A exemplo dessas novas tecnologias, temos os drones. A utilização desse equipamento para fins de perícia é uma nova metodologia de trabalho que vem sendo gradativamente adotada pelos profissionais da área, pois agrega valor técnico, tanto qualitativo como quantitativo.

Segundo o perito argentino Fernando Ferro, especialista em fotogrametria e videoanalise, com o drone, não é preciso mais que 10 ou 15 minutos para mapear uma área e capturar as imagens necessárias. Segundo ele um software é capaz de converter as imagens em 3D e auxiliar na reconstrução virtual do cenário.

Pela facilidade e flexibilidade de uso, os drones constituem fatores positivos para uso em diversas aplicações durante a perícia, entre elas: caracterização e extensão de danos, identificação de falhas estruturais, de projeto, operacionais, impactos ambientais, coleta de amostras, desastres naturais, linhas de transmissão, levantamentos topográficos, curvas de níveis, calculo de áreas e de volume, entre outras.

Uma aplicabilidade recente do uso de drones se deu após o rompimento nas barragens da Samarco em Mariana (MG). Esse recurso tecnológico permitiu uma visão mais abrangente do acidente e ajudou as autoridades a traçar estratégias de ação e subsidiou os laudos posteriormente emitidos.

Trata-se de um exemplo de nova tecnologia que impacta diretamente o trabalho do perito, cabendo aos especialistas estarem sempre atentos a este tipo de novidade.

Para as empresas, a qualidade técnica que estas novas ferramentas provém é ainda mais relevante, pois oferecem uma gama de novas soluções para desafios tradicionais.

Leave a Reply