A importância do treinamento e continuidade da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional.

By 17 de novembro de 2017Não categorizado

A globalização vem rompendo barreiras e estreitando as distâncias entre países e continentes, afetando diretamente as condições de trabalho e exigindo que as pessoas se mantenham sempre atualizadas.

Diante deste cenário, ter uma boa formação e experiência são importantes, mas o que determina o sucesso é o fato de estar sempre antenado com mudanças que acontecem ao nosso redor, principalmente no âmbito profissional. Deve-se ter em mente que o “estudo” e “formação” não são apenas uma etapa da vida, mas uma constante ao longo de nossa existência.

Adquirir conhecimento é um processo constante na vida do ser humano e totalmente necessário para a evolução e desenvolvimento de todos. Optar por fazer um treinamento, seja para atualizar-se ou desenvolver novas habilidades, é abrir portas a novos contatos, novas oportunidades e diferentes perspectivas no âmbito profissional e pessoal.

Quem aceita o desafio de adquirir novos conhecimentos, sabe que sempre haverá o que aprender, ensinar e como inovar. Ela desenvolve a consciência de que toda ameaça também é uma oportunidade, quando vista pelo olhar de uma mente determinada, perspicaz e empreendedora.

Foi com este olhar que o Diretor da Tradsul Perícias, Rafael Candido de Oliveira, viveu durante 8 meses no exterior, visando obter um treinamento especializado e experimentar novos desafios.

Abaixo podemos conferir um pequeno relato dessa experiência:

A vida é repleta de desafios e é através deles que evoluímos. Há 11 anos me deparei com um dos meus maiores desafios que foi assumir a direção da Tradsul quando vivenciei momentos difíceis que me ensinaram que na adversidade que conhecemos nossas forças e nos descobrimos capazes de vencer as dificuldades. Após longo período de reflexão e preparação, concluí que deveria me propor novos desafios visando sair de minha zona de conforto em busca de novos conhecimentos.

Mudei para Chicago nos EUA onde participei de treinamentos avançados na área de investigação de incêndio e explosão, além de ter tido a oportunidade concluir um treinamento de Business English. Foram momentos difíceis ao ficar distante de minha família e amigos, por vivenciar outra cultura num idioma diferente e por buscar conhecimentos tão específicos.

Esta foi uma das decisões mais acertadas de minha vida. Minha zona de conforto se expandiu e antes o que era desconhecido, se tornou parte da minha vida. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e fazer amigos para toda a vida. Hoje, após esta experiência, me sinto mais confiante e preparado para o futuro, ciente de que esta etapa da minha vida foi apenas mais um passo de tantos outros que ainda virão.”

A busca constante por conhecimento é fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal. Esta é a melhor maneira para se prever as mudanças do mercado e desenvolver estratégicas que transformem desafios em oportunidades.

Leave a Reply